quinta-feira, 8 de julho de 2010

IDEB - 2010

Prefeitura do Município de Barretos
Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer

Barretos, 07 de julho de 2010.

Caros Gestores, Professores e Funcionários da SMEEL

É com muito orgulho que recebemos o resultado do IDEB - Escolas Municipais de Barretos. Sabemos que vocês contribuíram para que nossos alunos pudessem ter um salto na compreensão de textos, construção da escrita, resolução de problemas e, principalmente, na construção da cidadania.
O criticado sistema público, com muitas implicações externas às escolas e que influenciam no aprendizado dos alunos e os recursos, muitas vezes insuficientes não foram entraves para suplantar a média projetada , fixada em 5.2 para Barretos e 3.8 para as Escolas municipais do Brasil em 2009.

Sabemos que já atingimos a média fixada para o Brasil em 2019, 5.4 e a média para 2011 no estado de São Paulo, 5.5. Estamos aqui, falando de um impacto que representa, no mínimo 01 ano de avanço em relação às expectativas de aprendizagens com currículo nacional definido.

Estes resultados foram obtidos com dedicação no trabalho de cada um de vocês, que com envolvimento e profissionalismo souberam administrar os desafios de cada ambiente escolar, indo além, para que se possa avançar no complexo desafio de fazer a educação do nosso município melhorar rapidamente, acreditando na construção da democracia e na igualdade de oportunidades em nosso sistema de ensino a partir da sala de aula.

Sinto que estamos imbuídos de um grande sentimento de urgência com relação ao sucesso escolar de nossos alunos, não podemos admitir um currículo frágil que fortaleça as desigualdades sociais e uma escola pública medíocre que acredita que as origens familiares das crianças regem o desempenho escolar.

Gostaria de ressaltar a importância da liderança pedagógica para a melhoria do ensino que fortalece o sentimento de pertencer a equipe. A aprendizagem do aluno é um processo complexo, mas professores estimulantes e criativos podem tornar interessante e divertida a aprendizagem de qualquer coisa, mas mesmo assim, não conseguem atingir todos os alunos da mesma forma e no mesmo tempo, portanto cada Unidade Escolar deve ficar preocupada com a sua meta. Cada uma tem especificidades que lhes são peculiares.
E lembrem-se, as notas nas provas podem medir somente parte da aprendizagem, mas traduzem, em sua maioria, a medida do currículo apreendido. Agradecemos e parabenizamos a todos pelo trabalho desenvolvido.

Secretaria Municipal de Educação

Departamento de gestão administrativa e pedagógica.

Profª Mara Lúcia Basso Fabricio

0 comentários:

Postar um comentário