sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Curso de xadrez para professores do Sistema Municipal


A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer capacita professores em curso de iniciação ao jogo de xadrez. Uma excelente ferramenta auxiliar na pedagogia, no desenvolvimento e na formação de crianças e adolescentes, por abordar diretamente, de forma lúdica, a criatividade, concentração, raciocínio, disciplina, memória, planejamento, tomada de decisões, entre outros.
Ministrado pelo professor Christian Avgoustopoulos, árbitro da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), o curso tem por objetivo preparar professores do Sistema Municipal de Ensino, para que no próximo ano o xadrez seja inserido como atividade nas unidades de período integral.
De acordo com Christian, toda jogada deve ser anotada pelos participantes. O xadrez é jogado por dois jogadores. Um joga com as peças brancas e o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezesseis peças: Um rei, uma dama, duas torres, dois bispos e oito peões.
Quando o professor de xadrez ensina as regras básicas aos seus alunos e os coloca para jogar, é necessário que se motive o aluno a jogar, fazer isso por prazer, mais do que para vencer a qualquer custo. Ele deve mostrar a seus alunos a riqueza das variantes e linhas de abertura, a criatividade do meio jogo e a lógica do final. Em poucas palavras, explorar a beleza do xadrez, ao invés de valorizar a efêmera glória da vitória.
O curso teve início no dia 11 de agosto e segue até 24 de novembro, na E.M. "Matilde Gitay de Melo", das 18 horas às 22horas.
No dia 25 de novembro os cursistas passarão por avaliação e após aprovação receberão certificados com carga horária de 30 horas.

0 comentários:

Postar um comentário