quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PROJETO EDUCAÇÃO NÃO TEM COR

O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo.
Na educação Infantil, o primeiro desafio é o entendimento da identidade.
A criança negra precisa se ver como negra, aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa.
Por isso, deve ser cuidadosa a seleção de livros didáticos e de literatura que tenham famílias negras.
Se a linguagem do corpo é especialmente destacada nas séries iniciais, por que não apresentar danças africanas, jogos como capoeira e músicas, como samba e maracatu.
Em artes, pode-se trabalhar com máscaras africanas, um dos eixos de ser negro e desmistificar estereótipos da África.
Tudo deve ser um contraponto, pois há muita violência contra a criança negra, mas o projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser sem constrangimentos nem equívocos.
COM A APROVAÇÃO DA LEI 10.639 E LEI 11.645 tornou-se obrigatorio o ensino da Historia e da Cultura Afro-Brasileira, bem como de Historia da África e dos africanos, nos estabelecimentos de ensino públicos e privados do Brasil.

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