Em janeiro de 2012, do dia 16 a 20, a Coordenadora Jane Hercilia Machado esteve em um curso de Formação para Brinquedista no Instituto Indianópolis em São Paulo.
O curso foi especialmente elaborado para orientar pessoas que buscam informações para montagem e organização de uma brinquedoteca, apresentando fundamentação teórica, planejamento, conceitos básicos, organização e classificação de jogos, infra-estrutura, manutenção, limpeza e formação de equipe.
Reconhecido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI, este curso foi ministrado por experientes profissionais que conhecem a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. O curso introduziu o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais. Foi abordado o brincar da criança com deficiência mental (intelectual), deficiência sensorial ou deficiência motora, assim como o brincar da criança autista. Coordenado pela educadora Nylse Cunha,Coordenado pela educadora Nylse Cunha, fundadora da 1ª brinquedoteca brasileira e vice-presidente da ABBRI, e diretora do Instituto Indianópolis, conta com a experiência de respeitados profissionais da área.
O Desenvolvimento segundo Piaget - Dinâmica sobre as características das diferentes etapas e seleção de brinquedos para cada faixa etária.