"A Educação musical não deve visar à formação de possíveis músicos do amanhã, mas sim à formação integral da criança de hoje."
(Teca Alencar de brito )
A música tem importante papel na formação da criança, uma vez que, além de adquirir sensibilidade aos sons, ela desenvolve diversas qualidades, como concentração, coordenação motora, socialização, respeito a si e ao grupo, disciplina e outras características que colaboram na formação do indivíduo.
Nosso grupo tem vivenciado várias experiências, recuperando o repertório de domínio popular e conhecendo novas músicas.
No nosso trabalho com a linguagem musical destacamos o estímulo ao desenvolvimento do instinto rítmico (com ordens para andar, correr, rolar, balançar); marcação da pulsação com palmas e com os pés, apresentação de canções que sugiram movimentos de acordo com a pulsação da música.
Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música. A atividade deve estar muito ligada à descoberta e a criatividade.
No 3º encontro construiremos o cavalo de sucata e castanholas, para utilizarmos com o novo repertório. Espero ansiosa o próximo encontro meninas. ATé quarta, não esqueçam de trazer suas bonecas, verifiquem também o material do curso na nossa pasta de documentos.
.
Jane Hercília Machado